Multiplicador Mark-up e DRE
Aula
ESTRUTURAÇÃO DE
ALTERNATIVAS DE
INVESTIMENTO
INTRODUÇÃO
Qual alternativa de investimento é a mais rentável? Em quanto tempo o investimento retornará? Determinada alternativa de investimento pode ou deve ser aceita?
Estas são algumas das questões que rondam as análises de todo investidor, seja ela pessoa física ou jurídica, na hora de optar por aplicar seus recursos em uma proposta de investimento.
Antes de qualquer análise sobre rentabilidade ou tempo de retorno de um investimento, o fator mais importante é saber estruturar corretamente a proposta a ser analisada. Esse tópico tem por finalidade apresentar os principais aspectos a serem considerados na formulação de alternativas de aplicação de recursos a longo prazo por uma empresa. Em geral, as considerações são válidas primordialmente para o investimento de recursos envolvendo ativos fixos (compra de máquinas, ampliação de estrutura física), isto é, aplicações com longos períodos de maturação. Por isso mesmo é que o fator tempo adquire importância destacada nas análises de sua viabilidade.
Na verdade, embora os exemplos mais usuais refiram-se à avaliação da rentabilidade de uma fábrica ou até de um projeto industrial (empresa como um todo) os métodos podem ser aplicados a qualquer tipo de investimento com saídas de caixa no tempo – em geral no início, mas não necessariamente – e entradas posteriores.
1
Administração Financeira e Orçamento – Robsom Marques de Amorim – UNIGRAN
Algumas aplicações de recursos a longo prazo sujeitas a aplicações dos métodos apresentados nesse tópico.
Compra de nova máquina.
Substituição de um equipamento por outro.
Campanha publicitária.
Instalação de sistema de controle de produção e estoques por computador.
Compra de patente sobre processo de produção ou direitos ao uso de marcas comerciais. Construção de uma nova fábrica.
Abertura de uma nova linha de produtos