Multiplas inteligências de Howard Gardner
1) Qual o conceito de inteligência para Howard Gardner? (Explore o assunto).
Gardner não concordava com a teoria de QI, onde por meio de testes eram medida a inteligência de cada pessoa. Também não concordava com as visões unitárias de inteligência que focava apenas na habilidade linguística e lógico-matemática.
Essa insatisfação levou Howard Gardner a redefinir esse conceito de inteligência á partir das origens biológicas da habilidade para resolver problemas.
Para Gardner, a inteligência não é única e não pode ser medida. Gardner afirma que não existem pessoas com mais ou menos inteligência, e sim, pessoas que conseguem desenvolver melhor cada habilidade. Onde cada um possuem capacidades diferentes, como a de criar algo, resolver problemas com facilidade e precisão, entre outras.
Gardner enfatiza também que existem mais de um tipo de inteligência e que todos os seres humanos já nascem com todas elas e que são desenvolvidas ao longo de suas vidas, e que podem ser estimuladas de diferentes formas como: por meio de atividades, convívio e aprendizagem escolar, ambiente social em que vivencia. Em sua teoria, Howard Gardner afirma que cada indivíduo desenvolve mais de um tipo de inteligência, que ele chama de combinações de inteligência, mais que essas combinações não são padronizadas, que depende do desenvolvimento único de cada um, onde uns desenvolvem melhor a inteligência espacial, outros a lógico-matemática, e assim sucessivamente. Para ele uma inteligência nunca se manifesta isolada no comportamento humano, pois cada tarefa ou cada função envolve uma combinação de inteligência.
Para Howard Gardner criador da Teoria das Múltiplas Inteligências a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos computadores mentais .Ou seja não existe ninguém desprovido de inteligência ,essa junção de genética x experiências vividas habilitam o