Multiplas inteligencias
No inicio da década de oitenta, Howard Gardner concluiu que a inteligência humana é como um quebra cabeça composto por nove peças, todas de mesmo valor e importância.
Antes dessa descoberta, a principal teoria que tratava a inteligência era baseado no teste de QI(quociente de inteligência),mas Gardner tinha a convicção de que o indivíduo iria muito além, tendo uma área bem mais abrangente,sendo que cada um tem as que são mais e menos desenvolvidas.
Todos os indivíduos normais são capazes de uma atuação em pelo menos sete diferentes e até certo ponto, independentes áreas intelectuais.
“Cada pessoa é um sujeito impar e tem forças cognitivas diferentes, aprende de forma e estilos diferentes de outros sujeitos, mesmo que oriundos de uma mesma sociedade ou meio cultural.” Howard Gardner
RESUMO
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Gardner identificou as inteligências lingüística, lógico-matemática, espacial, musical, sinestésica, interpessoal e intrapessoal. Postula que essas competências intelectuais são relativamente independentes, têm sua origem e limites genéticos próprios e substratos neuroanatômicos específicos e dispõem de processos cognitivos próprios. Segundo ele, os seres humanos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam e organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos. Gardner ressalta que, embora estas inteligências sejam, até certo ponto, independentes uma das outras, elas raramente funcionam isoladamente. Embora algumas ocupações exemplifiquem uma inteligência, na maioria dos casos as ocupações ilustram bem a necessidade de uma combinação de inteligências. Por exemplo, um cirurgião necessita da acuidade da inteligência espacial combinada com a destreza da sinestésica.
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
A TEORIA
Denomina-se inteligências múltiplas à teoria desenvolvida a partir da década de 1980 por uma equipe de