Multinacionais
Samuel oliveira
RESUMO
Passado o período da segunda guerra mundial a economia do mundo foi se reestabelecendo, diante dessa situação as empresas dos países industrializados foram assumindo grandes proporções se tornando grandes conglomerados e iniciaram sua expansão pelo mundo.
As multinacionais, ou transnacionais são empresas que possuem uma matriz em um país e filiais em outros. Essas empresas crescem muito e são capazes de atingir todo o mundo. Instalam suas filias em outros países, conquistando consumidores de todo o planeta. Pode ocorrer a divisão regional do trabalho, onde as empresas multinacionais produzem cada parte de um produto em localidades diferentes, com o objetivo de reduzir custos na produção. Esse fato ocorre conforme a disponibilidade de matéria-prima de cada região. O que determina o tipo de indústria a ser instalada nas localidades, no entanto a estrutura técnica dos países ou cidades aspirantes a receber ou disputar a chegada de uma grande corporação não teria sucesso sem os governos desses países não interferir viabilizando as vantagens para a alocação dessas grandes empresas.
INTRODUÇÃO
As empresas multinacionais termo que com o passar dos anos adquiriu uma denominação de caráter especifico com a introdução do termo transnacional. No entanto a expansão das empresas multinacionais (EMN),
ocorreu com o final da Segunda Guerra, começou com as grandes corporações americanas e europeias, que buscavam novos mercados para seus produtos, num movimento de substituição de exportações, mediante a implantação de unidades industriais em países centrais e em alguns países periféricos mais promissores (Bresser Pereira, 1978).
Diante desse quadro não se pode desconsiderar o papel da globalização e da política na economia mundo. A política agora é feita no mercado. Só que esse mercado global não existe com ator, mais como uma a