multimeios em educação
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS – CESC
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E FILOSOFIA
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS – CESC
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E FILOSOFIA
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: MULTIMEIOS EM EDUCAÇAO
PROFESSOR: ALAN
No artigo tecnologia na educação, o autor Eduardo Chaves enfatiza a tecnologia de forma bem simples e a remete como uma descoberta antiga, devido as nossas varias formas de compreendê-la, a tecnologia é qualquer artefato, método ou técnica criado pelo homem para tornar sua vida mais fácil e tranqüila, e algumas tecnologias inventadas pelo homem não são relevantes para a educação.
Segundo o autor as tecnologias que amplificam os poderes sensoriais do homem são relativamente recentes e foram eles que em grande medida, tornaram possível a ciência moderna, experimental. As tecnologias de comunicação existiram há muitos anos atrás como a escrita alfabética, e a imprensa, e hoje as mais novas criações tecnológicas de comunicações são o correio moderno, o telégrafo, o telefone, o cinema, o rádio, a televisão e o vídeo.
O autor coloca que quando se fala em tecnologia na educação as pessoas se limitam apenas em imaginar computadores na sala de aula, sendo que a tecnologia sempre esteve presente na educação, pois o quadro negro ou branco e o giz e o pincel fazem parte de criações tecnológicas, e que um dia o computador poderá está nesta mesma categoria em alguns anos pelo fato de a tecnologia e a necessidade de mudança andar sempre juntas.
No que se refere à educação, aprendizagem e ensino a distancia, o autor ressalta que, educação e aprendizagem são processos que acontecem dentro do indivíduo, mas que o ensino a distancia não é a melhor aplicação da tecnologia na educação hoje e é chamada de educação mediada pela tecnologia, pois para o autor a