MULTIM DIAS NA EDUCA O II
INTRODUÇÃO A escola de hoje vem sendo estruturada para preparar pessoas de acordo com exigências de formação de indivíduos profissionais e cidadãos. Na realidade as novas tecnologias da informação estão desafiando a educação a explorar outras habilidades, possibilidades e estratégias no processo de construção de conhecimento.
A utilização de tecnologias de multimídia nas salas de aula vem ganhando importância no processo de ensino-aprendizagem, pois oferecem ferramentas que auxiliam o planejamento de aulas mais produtivas e mais competentes, além disso, estimulam aprendizagens significativas de forma criativa, atraente e inovadora.
Quando o assunto é educação, todo esforço que vise facilitar o processo de transferência de conhecimento seja por meio de um facilitador ou mesmo de maneira autodidata, torna-se mais atraente e eficiente quando são empregados recursos de multimídias.
“Aprender com a tecnologia é quando o aluno aprende usando-as como ferramentas que o apoiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento (ferramentas cognitivas). Nesse caso a questão determinante não é a tecnologia em si mesma, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a, sobretudo, como estratégia cognitiva de aprendizagem.” (JONASSEN 1996).
DESENVOLVIMENTO A multimídia na educação pode ser definida como uma ferramenta de extrema utilidade no planejamento de uma aula. Trata-se de uma ferramenta útil em função de contribuir para tornar a aula mais significativa e eficiente em seu objetivo. Outra característica do emprego de recursos multimídia é a sua contribuição no que diz respeito a tornar a aula mais atrativa, uma vez que o professor passa a contar com fortes aliados no preparo e aplicação da aula, pois o quadro negro deixa de ser o “único recurso”. Agora todos os sentidos podem ser estimulados através dos recursos multimídias (.A multimídia pode ser entendida com a combinação de dois ou mais recursos de texto,