Multiculturalismo e suas abordagens
Multiculturalismo (ou pluralismo cultural) é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine, porém separadas geograficamente e até convivialmente no que se convencionou chamar de
“mosaico cultural”. Multiculturalismo no Brasil é a mistura de raças. Trata-se da miscigenação das raças, credos e culturas que ocorrem no Brasil desde os tempos da colonização. Formas de perspectiva multiculturalista: A abordagem descritiva: admite a existência do multiculturalismo. Descreve sua configuração em cada sociedade específica, propondo a integração de todos à cultura hegemônica, não considerando as especificidades de cada cultura (visão assimilacionista) o reconhecimento da diferença cultural. Limitando, porém, sua manifestação a espaços próprios (visão diferencialista).
Outra forma de entender o multiculturalismo é através de uma abordagem propositiva, intercultural, reconhecendo-o como uma característica das sociedades atuais. Porém, assumindo uma postura de intervenção para favorecer a comunicação e aprendizagem entre as culturas, em condição de respeito e diálogo. Dessa forma, concebendo a cultura.
Formas de abordagens multiculturalismo
Assimilacionista: (abordagem, mas, usada nas sociedades atuais) Parte da afirmação de que vivemos numa sociedade multicultural, no sentido descritivo. Nessa sociedade multicultural não existe igualdade de oportunidades para todos.
Diferencialista: (abordagem, mas presentes nas sociedades atuais).
Esta abordagem parte da afirmação de quando se enfatizar a assimilação termina-se por negar a diferença ou silencia-la, propõe colocar a ênfase no reconhecimento das diferenças para garantir a expressão das diferentes identidades culturais presentes num determinado contexto afirma ser necessário garantir espaços próprios e específicos em que estas se possam expressar com liberdade coletivamente, somente assim os
diferentes