Multiculturalismo e interculturalismo
UNIVERSIDADE INTERATIVA
CURSO DE PEDAGOGIA / NOTURNO
ANGÉLICA MARIA DOS SANTOS
ATIVIDADE AVALIATIVA
MULTICULTURALISMO E INTERCULTURALISMO
INTERFACES COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Madre de Deus
2011.02
ANGÉLICA MARIA DOS SANTOS
ATIVIDADE AVALIATIVA
MULTICULTURALISMO E INTERCULTURALISMO
INTERFACES COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia - UNISEB Interativo, para a disciplina Currículos, Programas e Projetos Pedagógicos.
Profª.: Marília Godinho
Madre de Deus
2011.02
Entenda a cultura como um conjunto complexo de conhecimentos, crenças, moral, lei, costumes e várias outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. Sendo a cultura um modo de ser, agir e pensar de um grupo, povo ou nação e entendendo suas variantes na sociedade e em diferentes épocas, deve ser encarada como algo fundamental, construtivo e causador, na forma e no caráter da vida interior, a sua relação com a escola é inerente a todo processo educativo.
A cultura não se separa das atividades da vida cotidiana o que implica o reconhecimento das ações e experiências vividas, na atuação dos indivíduos nos seus conflitos, relações de poder, produzindo, rejeitando e compartilhando significados. Estamos mergulhados em uma cultura de discriminação, como a de cor, gênero, características físicas relacionadas a aparência, orientação sexual e outras na qual a demarcação entre nós e os outros nos permite diferenciá-los e em muitos casos são considerados “inferiores” por diferentes características de identidade e comportamento, a escola não os reconhecem já que nela há uma padronização de igualdade marcada por um caráter monocultural. A escola sempre teve dificuldade em trabalhar com a pluralidade e a diferença, neutralizando-as, pois sente-se mais aliviada com a homogeneização e a padronização. Ao invés de continuar preservando uma tradição monocultural a escola deveria procurar trabalhos com a pluralidade de culturas,