multicritério
Sistemas & Gestão 1 (2) 104-115
Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão, TEP/TCE/CTC/PROPP/UFF
Metodologia Multicritério na Avaliação de Custos na
Segurança do Trabalho
José Fabiano da Serra Costa1, fabiano@ime.uerj.br
Lizzie Bessa Risicato2, lizzie_uerj@yahoo.com.br
Cristiane Assin Torres3, cristianetorres@uol.com.br
1
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
2
Centro Federal de Educação Tecnológica, Rio de Janeiro, Brasil
3
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
*Recebido: Janeiro, 2006 / Aceito: Maio, 2006.
RESUMO
O objetivo do presente trabalho é criar uma escala hierárquica de avaliação para situações relacionadas a perdas e custos dos acidentes de trabalho. Dessa forma, são discutidos diversos aspectos da segurança do trabalho, apontadas conseqüências e uma série de variáveis ligadas a custos oriundos dos acidentes de trabalho sob o enfoque empresarial.
Para construção da escala única é utilizado um modelo baseado em uma metodologia multicritério e, são mostrados a análise de consistência e os resultados.
Palavras-Chave: Engenharia de Segurança. Metodologia Multicritério. Acidentes de Trabalho.
1. INTRODUÇÃO
Num mundo cada vez mais globalizado a competitividade industrial se torna não apenas uma característica empresarial, mas principalmente, uma exigência do mercado consumidor. Mercados emergentes passam a cada dia exigir mais e melhores produtos, certificados quanto a origem, segurança e qualidade. As empresas dessa forma passam a ser analisadas e investigadas sob diversas óticas tais como situação financeira, posição no mercado, marketing, respeito às normas ambientais, direito do consumidor, segurança do trabalho e responsabilidade social.
Com a evolução do ser humano e com o avanço da tecnologia os acidentes decorrentes do trabalho vêm apresentando uma melhora considerável, isso porque as empresas e seus dirigentes vêm procurando buscar