mulheres tempo da bíblia
Durante todo Seu Ministério e todas as vezes que teve oportunidade, Jesus interagiu com várias mulheres e em todas as ocasiões, o que se vê é um Deus lindo e carinhoso, que valorizou a mulher quando mulher tinha exatamente o mesmo valor social que um cachorrinho.
Jesus jamais deixou de .0; responder a uma mulher e na época a mulher nem tinha nome, era chamada pelo nome do pai e depois do marido, só as prostitutas tinham nome, mas isso porque nenhum homem queria seu nome ligado ao de uma mulher "perdida".
Quando havia um censo, a mulher não era cadastrada, o papel da mulher é descrito claramente no último capítulo de Provérbios. Lá você pode ter uma idéia o que uma sociedade patriarcal como a judaica, esperava de uma mulher para chamá-la de "virtuosa". Era uma rotina bastante dura, a mulher trabalhava incansavelmente dentro e fora de sua casa, plantava uma vinha com o fruto de suas mãos, ia buscar lã e linho e de longe trazia seu pão, ou seja, a mulher tinha que trabalhar muito para fazer as tarefas domésticas e ainda plantar e colher.
A mulher não era considerada por seu marido a menos que fosse forte o suficiente para trabalhar duro e dar à luz muitos filhos robustos, se fosse estéril, era desprezada pelo marido e pela sociedade. Homem algum se dirigia a uma mulher, a não ser para repreendê-la por alguma coisa considerada imprópria para uma mulher fazer, do tipo se dirigir a um homem que não fosse seu marido. Até na tenda da congregação a mulher não tinha acesso, tinha que ficar no pátio, na parte exterior do templo. Jesus mudou a trajetória de humilhação da mulher de Sua época.
Ele conversou com a mulher samaritana num poço perto da cidade de Sicar, ressuscitou a menina filha de Jairo da Sinagoga, ressuscitou o filho da viúva de Naim e até sem querer atendeu aos pedidos das mulheres.
Primeiro fez o milagre da transformação da água em vinho a pedido de Maria Sua mãe, depois curou a mulher com fluxo de sangue,