mulheres na arte
Itapemirim, 30 de agosto de 2014
Elisa Guedes Nogueira
Escolas: “Afonsos”, “Bom Será” e “Palmital”
Projeto: Grandes Mulheres no Mundo da Arte
“A educação em Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracteriza um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas, quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.”( PCN, 2001, p.19 )
Introdução
Com a utilização da arte no cotidiano escolar, o aluno poderá aprender de forma lúdica, tornando o ambiente mais agradável. Através da arte, a criança representa seus desejos, expressa seus sentimentos e coloca em evidência sua personalidade, Nesse contexto, o educador pode conhecer melhor o educando e, até mesmo, identificar suas dificuldades.
Justificativa
As crianças em idade escolar gostam muito da observação e do fazer artístico. Através dos mais variados materiais demonstram sua criatividade e suas emoções. A observação de obras de arte proporciona a criança o contato com o belo, diante das quais se mostram curiosas e investigativas. Aos educadores representantes da cultura, cabem a responsabilidade de ensinar e garantir a transmissão do patrimônio cultural humano às gerações sucessivas.
Com o intuito de apresentar artistas femininas no mundo da arte surgiu a idéia do projeto.
Por meio da obra de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Frida Kahlo pode-se estudar a questão da artista mulher na sociedade: suas respectivas biografias acaba revelando artistas que teve uma vida tão revolucionária quanto a sua obra. Cada uma das três pintoras trazem exemplos de vida, como superação, determinação, engajamento social e talento, mostrando que sem auto-estima e amor próprio não se chega a lugar nenhum, por isso escolhi trabalhar artistas femininas com história de vida