mulher
CORRIDA DE TOUROS
Los toreros
O que é: chamado de touradas no Brasil, consiste em um dos eventos mais conhecidos mundialmente e contestado pela crueldade a que são submetidos os animais. Além dos touros, muitos cavalos também morriam nos eventos, até que passaram a ser cobertos com uma cota de malha para diminuir os danos das investidas dos touros. É necessário entender que a corrida de touros é um evento cultural dos mais importantes para os espanhois, ainda que divida opiniões, inclusive entre eles (na Catalunha, região mais rica da Espanha, onde fica Barcelona, este evento foi proibido).
No padrão atual, a tourada está dividida em:
1 – Paseillo: apresentação do toureiro e de sua equipe.
2 – Tércio de Varas: o toureiro (ou matador) ludibria o touro com movimentos artísticos e coreografados, enquanto lanceiros de cavalo (picadores) golpeiam a nuca do animal em um adorno previamente colocado fazendo-o perder sangue e aumentar sua fúria.
3 – Tércio de banderillas: uma equipe de três banderilleros, levando pequenas lanças com bandeiras, cravam no touro estes adornos para aumentar sua fúria e disposição ao combate e para prepará-lo para o último golpe.
4 – Tércio de muerte: o toureiro, equipado com dois tipos de espadas embainhadas sob as duas bandeiras que leva, tenta o golpe final no coração do touro.
Como surgiu: As touradas remontam suas origens aos sacrifícios rituais de animais pelo gregos e romanos, e aos jogos de arena contra animais. Com o tempo a prática foi ganhando características próprias, até que no século XVIII se criaram as regras nas quais se baseiam o padrão atual.
Plaza del Toros, em Madrid