Mudas Pré Plantadas
GABRIEL ADRIANO S. SILVA
EMÍLIO ALMEIDA S. OLIVEIRA
IWLIANNY LUIZA P. SANTOS
MUDAS PRÉ-PLANTADAS DE CANA DE AÇUCAR (MPB)
UBERABA
2015
GABRIEL ADRIANO S. SILVA
EMÍLIO ALMEIDA S. OLIVEIRA
IWLIANNY LUIZA P. SANTOS
MUDAS PRÉ-PLANTADAS DE CANA DE AÇUCAR (MPB)
Trabalho apresentado como requisito parcial de nota para a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, do curso de Agronomia, das Faculdades Associadas de Uberaba - FAZU.
Orientador: Esp. Guilherme Salge Roldão
Professor da disciplina: Esp. Guilherme Salge Roldão
UBERABA
2015
INTRODUÇÃO: A cana-de-açúcar, originária da espécie Saccharum officinarum, vem da Ásia, onde era semeada desde os tempos ancestrais. Com o tempo, vários outros espécimes foram produzidos com a ajuda de inovações tecnológicas, pois a planta original provocava diversas enfermidades (MACHADO,F.B.P, 2003). No Brasil esta planta desembarcou pelas mãos dos portugueses, no início do século XVI. Ela prosperou principalmente no Nordeste do país, sendo responsável por tornar esta nação na melhor criadora e exportadora de açúcar neste período, fato que se estendeu até o século XVII.
Porém nos dias de hoje, e na região do interior de São Paulo que se encontra a maior parte dos canaviais. E o açúcar não é mais seu principal produto, pois atualmente o álcool, principalmente o etanol, é o que mais se destaca economicamente (SANTANA. cana-de-açúcar. Em:http://www.infoescola.com/plantas/cana-de-acucar/. Acesso em: 27/04/15.)
A cana de açúcar é uma cultura semiperene, pois após o plantio, ela é cortada várias vezes antes de serem replantadas. A fase do plantio é constituída das seguintes operações: eliminação da soqueira (ou limpeza do terreno, se for o caso de uma área nova), subsolagem, calagem, aração, terraceamento, sulcação, adubação, distribuição de mudas, cobrimento de mudas, pulverização de herbicida e quebra de sulco.
O plantio da cana