Mudar o mundo....
REVISÃO GERAL
Introdução
Estudamos durante esse bimestre quais são os principais desafios dos administradores que atuam em um ambiente altamente competitivo e complexo, onde todos nós sentimos paulatinamente os efeitos das mudanças que nos são apresentadas todos os dias e de formas repentinas alterando assim, o modo de ser e de viver das pessoas e em todos os setores da sociedade (empresarial e pessoal).
Importante ressaltar que: toda e qualquer mudança é extremamente necessária e é um dos elementos mais importantes de sucesso, onde as pessoas devem estar conscientes e abertos ao novo.
Cada mudança promovida na sociedade tem seu tempo, geralmente lento, apesar da correria do dia a dia. A pergunta que fica é a seguinte: Porque é tão difícil enxergamos ou sentirmos essas mudanças?
Na administração moderna, compreender e gerenciar mudanças são habilidades de destaque entre os profissionais. A mudança não ocorre por acaso, ocorre quando uma série de fatos e tendências são alteradas (forçados ou não) provocando assim uma nova maneira de agir e de pensar de todos os componentes de uma sociedade.
Estar atento aos movimentos de mudanças (constantes) no mundo moderno é essencial para garantir o sucesso no futuro, seja no âmbito corporativo ou pessoal.
Quais são os novos conceitos e os paradigmas no campo da Administração moderna?
A - concepções convencionais (passado):
• Somente os chefes (gerentes) sabem administrar, cabendo aos operacionais apenas a execução.
• Administrar é saber “mandar”, “comandar”, “controlar”.
• Somente o gerente é o ator principal na relação chefia x subordinado.
B - concepções modernas (presente e futuro):
• Administrar é um processo presente no trabalho das pessoas e da equipe, que devem escolher os melhores recursos (materiais, humanos, tecnológicos, financeiros) e desenvolverem a habilidade da tomada de decisão.
• Na moderna concepção de administração, todas as pessoas podem e devem,