Mudanças e Resistência - Max Webber
E
Resistência
(Max Webber)
Escola Presidente Humberto Castello Branco
Disciplina: História
Professora: Marcia
Série: 1º ano Turma: D
Equipe: Pedro Victor, Matheus Carvalho, Juliana, Luiz Ricardo,
Alivelton Soares, Pedro Henrique Rodrigues
Introdução
As inovações sempre trazem ao mesmo tempo conforto e conflito, encantamento e ameaça. E é disso que Max Weber fala quando trata da chegada de uma nova forma de organizar a vida, de dividir o tempo e executar tarefas.
Capitalismo
Para que o capitalismo triunfasse, as pessoas tiveram de se adaptar a um ritmo diferente, não só de trabalho como de vida. Não foi de uma hora para outra que as pessoas passaram a entender as obrigações impostas pelos contratos de trabalho, a consultar relógios, a conviver com novas máquinas.
Em A ética protestante e o “espírito” do capitalismo, Weber nos diz que de início tanto os empregados quanto os empregadores desconfiaram das inovações e opuseram resistência ao que aparecia como uma nova ordem.
As inovações tecnológicas
As inovações sempre trazem ao mesmo tempo conforto e conflito, encantamento e ameaça. E é disso que Max Weber fala quando trata da chegada de uma nova forma de organizar a vida, de dividir o tempo e executar tarefas. Weber chega a dizer que um empresário não é obrigado a levar as novidades para o seu negócio, mas, se não o fizer, a cada dia que passa saberá que sua empresa pode falir...
Mudança de mentalidade
A mudança da maneira de pensar, ou a mudança de mentalidade, é um processo demorado. Não se aprende a pensar diferente de uma hora para outra, nem em um único lugar.
Quando falamos da “modernidade” estamos falando de um conjunto de espaços, atividades e situações em que tudo vai se articulando para criar um jeito particular de ser e de agir. O ritmo em que isso acontece depende de as pessoas se