Mudanças Sociais No Brasil
Ao se falar de mudanças sociais no Brasil, associamos diretamente a modernização. Em comparação com outras nações, o Brasil evoluiu socialmente em três décadas o que países desenvolvidos levaram séculos para conseguir. O maior exemplo disso é a transição da área rural para urbana, tendo hoje imensas metrópoles, sendo essas, responsáveis por grande parte da economia brasileira. Porém, foi a partir dessas mudanças que se formaram as favelas. Os migrantes, que não conseguiam se encaixar na vida urbana, recorriam a morar em favelas, onde as condições eram melhores do que a brutalidade da vida rural. Contribuindo assim para a formação da classe trabalhadora do país, que representa mais da metade da população brasileira.
Foi nessa época que começou, através de grandes empresas privadas nacionais e internacionais e pelo setor público, a ascensão à classe média, onde os trabalhadores eram motivados pelas oportunidades de emprego oferecidas, com salários que permitiam uma melhor condição de vida para a família e com isso, contribuíam para o desenvolvimento econômico do país. Como consequência, aumentaram o grau de escolaridade para parte branca da população, enquanto a outra, e maior, parte da população recorriam a empregos que não requeriam escolaridade.
Hoje, o Brasil apresenta melhores condições de vida para a população, com o nível de pobreza diminuindo cada vez mais, o nível de escolaridade é o melhor de todos os tempos. Mudanças marcadas pela rapidez de informações e o avanço de novas tecnologias mostram possibilidades que não eram realidade para muitos em outras décadas. A liberdade de cada pessoa está mais clara. As pessoas têm encontrado diferentes formas de constituírem famílias e trabalhos cada vez mais adaptados ao novo estilo de vida da população. Assim, é visível o crescimento socialmente e economicamente junto ao Brasil, através de pequenas mudanças que ocorreram durante muito tempo.