Mudanças resultantes da Industrialização
Defini-se Sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno. O seu surgimento num contexto histórico específico,a desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. Foi por meio de dramáticas turbulências que nasceu a sociologia. Sendo assim resultado da elaboração de um conjunto de pensadores. As transformações colocava a sociedade num plano de análise que passava a se constituir em problema que deveria ser investigado pelos pensadores. O racionalismo,o empirismo e o iluminismo foram as correntes de pensamento que estabeleceram os alicerces da modernidade Europeia. O surgimento da sociologia prende-se aos abalos provocados pela revolução industrial e pelas condições de existências criadas por elas. Outra circunstâncias também para sua formação foram as transformações econômicas no ocidente europeu.
Mudanças resultantes da Industrialização
O avanço do capitalismo como modo de produção dominante na Europa ocidental foi desestruturando,com velocidade e profundidade variadas,tanto os fundamentos da vida material como as crenças e os princípios morais,religiosos,jurídicos e filosóficos em que se sustentava o antigo sistema. A dinâmica do desenvolvimento capitalista e as novas forças sociais provocaram o enfraquecimento ou desaparecimento dos estamentos tradicionais e das instituições feudais.
Com a primeira revolução industrial e o nascimento do proletariado, cresceram as pressões por uma maior participação política, e a urbanização intensificou-se, recriando uma passagem social muito distinta da que se existia antes. A capitalização e modernização da agricultura provocaram êxodo de milhares de famílias que, expulsas de seu habitat ancestral, vagavam a procura de trabalho. A cidade acenava a todos com a possibilidade de maior liberdade, proteção, ocupação e melhores ganhos,