Mudanças no corpo durante a gravidez
A mulher sofre alterações em todo o corpo durante a preparação para o crescimento, parto e amamentação do bebê.
Confira quais são estas mudanças:
♥Rosto
Manchas, acne e oleosidade: Durante a gestação, a produção de hormônios femininos aumenta. As reações orgânicas provocadas por eles podem provocar manchas no rosto e na linha média da barriga. Já a oleosidade e a acne dependem da sensibilidade da pele da mulher. Toda gestante deve passar filtro solar FPS 30, manter uma dieta adequada, beber muito líquido e usar cremes específicos – orientados por um especialista.
♥Seios
Rachaduras na mama: Este é um problema pós-parto. As erosões no mamilo ocorrem quando o bebê suga o leite de forma errada. Elas podem ser prevenidas com uma boa orientação da mãe, já nas primeiras tentativas de amamentar o bebê.
♥Cabelo
Crescimento e queda dos fios: A elevação da taxa de hormônios colabora para a nutrição e o fortalecimento de pelos e do cabelo, deixando-os mais fortes. Após o parto, a situação fisiológica volta ao normal. Por isso, algumas mulheres perdem todos os cabelos que não caíram durante a gestação de uma só vez, queda normalizada depois de cinco ou seis meses.
♥Barriga
Estrias: O surgimento de estrias na barriga é normal. O ganho de peso adequado, aliado a uma correta hidratação da pele, ajudam a diminuir a incidência.
♥ Pernas
Varizes e inchaço: O aumento do volume uterino causa compressão da artéria que leva o sangue ao coração. Esse fator, aliado ao efeito da progesterona e do estrógeno nos vasos sanguíneos (vasodilatação), facilita o aparecimento de varizes e inchaço nos membros inferiores.
♥ Coluna
Lordose: O centro gravitacional da mulher muda com o crescimento do volume do abdome. Para evitar a lordose da coluna lombar, a gestante deve afastar mais os pés ao caminhar. Dessa forma, ela aumenta sua base, e evita que o excesso de peso prejudique as costas.
Inchaço (edema) na Gravidez
O inchaço,