Mudanças no Brasil
Existem várias situações que precisam ser mudadas no Brasil, dentre elas o desemprego, a violência, saúde, desigualdade social e a mais importante educação. Os dados sobre o desempenho dos alunos principalmente da rede pública de ensino, são alarmantes. Encontra-se vários problemas e dificuldades, falta de professores, pouco recurso didático, baixo salário, greves, violência escolar, entre outros casos.
Este quadros é resultado do baixo investimento público neste setor. O resultado é a deficiente formação dos alunos brasileiros.
Medidas de curto prazo não vão atender às reivindicações feitas nas manifestações que ocorrem em todo o país para melhor o nível de educação. Embora seja favorável as melhorias salariais, o aumento imediato dos salários dos profissionais de educação é um exemplo de medida de curto prazo que não resolveria. Ressalta a influencia do setor brasileiro, o fato de que a educação está ligada aos 3 níveis de governo –federal, estadual e municipal. A responsabilidade não é só de um governo, também não adianta ter universidades boas se a educação básica não estiver no mesmo nível.
Soluções
As escolas deveriam investir em projetos como: capoeira, dança, música, projetos de reciclagem, com esses projetos os alunos ficariam mas tempo na escol, embora não tenha um sistema de ensino integral.
Outro método seria a melhoria nos cursos de capacitação dos professores, aulas de apoio para aqueles que tem dificuldade em alguma matéria, movimentos de literatura, incentivo à esportes. E para o que cometem vandalismo e violência na escola trabalhos comunitários dentro da escola, e um psicólogo a disposição dos alunos.