Mudanças na família e no casamento em Portugal e na União Europeia
Licenciatura em Sociologia
Mudanças na família e no casamento em Portugal e na União Europeia
Relatório temático individual
Sociologia Geral II
Notas Introdutórias
Realizado no âmbito da disciplina de Sociologia Geral II da Licenciatura em Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, este relatório tem como objetivo a análise das mudanças na família e no casamento no contexto das sociedades contemporâneas em Portugal e na União Europeia.
Para fazer essa análise em Portugal, suportei-me de dados estatísticos do PORDATA.
Numa primeira parte farei uma análise das transformações na instituição da família ao longo do tempo.
Numa segunda parte, serão expostos quatro artigos (apenas um em português) e o respetivo resumo de cada um, numa tentativa de aprofundar conhecimentos.
O tema foi para mim bastante interessante de explorar, mas ao mesmo tempo extremamente desafiante por me ser demasiado próximo.
Quando parti para a concretização do relatório senti que de facto me faltava bagagem e precisei de algum tempo para absorver conhecimentos através de leituras e pesquisas que me levaram várias horas.
1 - Mudanças na família e no casamento em Portugal e na União Europeia
A evolução e a mudança que têm caracterizado o mundo atual inclui obviamente a família, visto que há influências reciprocas entre a família e a sociedade. A família é um produto da sociedade; portanto, está obviamente ligada à sua mudança.
Segundo Giddens, a Grã-Bretanha e outros países ocidentais têm atravessado várias mudanças no que se refere à família. O caráter do mundo familiar alterou-se. Há hoje uma grande diversidade de padrões de família para família e dentro da mesma. As pessoas casam-se menos e quando o fazem, fazem-no numa idade mais tardia. Muitas optam por viver em coabitação com os seus parceiros. O divórcio também aumentou o que fez com que aumentassem as famílias