mudanças na escola
É importante saber que a criança quando chega à escola, já trás conhecimentos, nunca chega sem saber nada, conhece menos que os adultos, mas sempre tem experiências novas a compartilhar. A escola precisa passar o problema para depois o caminho de encontrar a solução, quando geralmente faz exatamente o contrário, inibindo o desenvolvimento natural de cada criança.
O homem é um ser social que se desenvolve em sociedade, a criança recebe conhecimento de tudo que a cerca, a família, escola, amigos, e aos poucos vai construindo seus próprios conceitos relacionados à vida. É um processo natural que ocorre diariamente, constantemente através do relacionamento interpessoal, teoria estudada com Vigostisk, onde essa troca é extremamente necessária no processo de aprendizagem da criança.
Pode-se notar estas alterações de comportamento através do relacionamento no filme assistido em classe “Pro dia nascer feliz”. Este filme mostra claramente como o meio onde a criança convive, faz toda a diferença nas suas escolha. Um fator muito importante é a presença dos pais na vida destas crianças, o filme relata um trecho onde a menina ao saber o resultado de uma prova, liga imediatamente para o pai, para dar-lhe a boa notícia, isso lhe traz satisfação, outro caso de uma garota que se queixa de não conseguir se relacionar com garotos por estar focada demais nos estudos. Uma escola estruturada, com professores financeiramente estabilizados e contentes com a profissão. Por outro lado, vemos que nas classes menos favorecidas, os professores sofrem agressões físicas,