Mudanças na equipe
Trata-se de equipes, formação, desenvolvimento e mudanças nas equipes a partir de diversas perspectivas, visando melhorar a compreensão da natureza das equipes e como elas se desenvolvem, identificar o desempenho das equipes em situações de mudança e desenvolver estratégias para gerenciar equipes ao longo de mudanças e das mudanças de equipe.
O QUE É UM GRUPO E QUANDO ELE É UMA EQUIPE
Primeiramente precisamos identificar o que é grupo (não tem objetivos contínuos) e equipe (tem metas, regularidades, responsabilidades e funções, ou seja, um objetivo contínuo). Embora grupos e equipes sejam compostos de indivíduos trabalhando em nome de objetivos comuns, os times ou equipes tendem a desenvolver uma meta coletiva que vai além daquela que a organização determinou. O trabalho em equipe pressupõe que os membros do time saibam o que os outros estão fazendo, e, dependendo do caso, possam até substituir o colega. No grupo é cada um por si. Já a equipe funciona na base do um por todos e todos por um.
POR QUE PRECISAMOS DE EQUIPES
Porque há um grande volume de partes do trabalho interligadas, ou porque o trabalho é complexo de mais para ser compreendido e realizado por uma pessoa. A maioria das equipes administrativas lida tanto com tarefas indeterminadas quanto com determinadas, precisando assim ser flexíveis quanto aos níveis de trabalho em equipe exigido. Isso significa mais trabalho em equipe, mais compartilhamento de pontos de vista e uma verdadeira compreensão do que está sendo definido e de quais são as implicações para a equipe. Naturalmente, quando colocamos pessoas juntas para formar uma equipe, o fazemos porque pretendemos um resultado sinérgico: queremos que o resultado produzido pela equipe exceda os esforços individuais. Trabalhando em equipe, é mais provável que você acerte logo na primeira vez, o que é sempre mais rápido e mais barato do que ter de voltar a consertar a solução original ou deixar que se arraste até que se resolva