Mudanças da linguagem na era da tecnologia
Enviar mensagem de texto usando o celular, comentar o status do amigo no Facebook, inserir postagens em blogs, tuitar sobre a notícia que acaba de ser publicado, enviar e-mails, escrever um texto curto para compor o assunto do momento... Esses são apenas alguns exemplos de usos, cada vez mais frequentes, da língua em sua forma escrita, nos últimos vinte anos.
Tais mudanças podem ser observadas por meio da adoção de uma variedade de códigos nas redes sócias que tornam mais rápida a comunicação.
Ex: VC “ você’, TD “tudo”, OMG ‘ai meu Deus” FDS “fim de semana” BM” bem” kkkkk ou rsrsrs “risos”.
Outros exemplos na forma mais rápida de se comunicar através de twiter e blogs
Repetir letras mostra entusiasmo ( Feeeliiiiiizzzz), símbolos popularizados como @ e #, representando seguidores e hashtags (tópicos de busca) passam a migrar para outros espaços. Jogos de linguagem como Pig Latin e Ermahgerd criam novas palavras.
A professora de Ensino Médio Clarice Menezes acredita que muitos estudantes não se dão conta dessa diferença e fazem uso do “internetês” a todo momento, tanto na fala quanto na escrita. “Procuro alertá-los para não utilizarem excessivamente a linguagem informal da internet, pois há situações e contextos que não pedem tal uso”. Ela defende a importância da orientação, para que os jovens saibam identificar a hora certa de utilizar os diversos tipos de linguagem. “Acredito que o papel da escola seja desencorajar o uso do ‘internetês’, mas não negá-lo. Conscientizar é melhor que proibir”,