Mudanças climáticas
ENGENHARIA MECÂNICA NORTUNO
PROTEÇÃO AMBIENTAL
JOSÉ LEONARDO RESENDE
MUDANÇAS CLIMÁTICAS: RECUO DAS GELEIRAS E CALOTAS POLARES
GILBERTO CALDEIRA BANDEIRA DE MELO
BELO HORIZONTE
NOVEMBRO 2009
RESUMO
Esse trabalho objetivou na pesquisa de fenômenos provocados pelo aquecimento global, de maneira especial, o derretimento das geleiras e calotas polares, retratando as conseqüências tanto para o planeta Terra como para os seres que o habita.
OBSERVAÇÃO
Caro professor, o trabalho foi todo baseado em artigo de internet, pois, como o assunto do recuo das geleiras e calotas polares, é recente, então, não encontrei outro material para fazê-lo. Apenas alguns tópicos foram abordados neste trabalho, em anexo está uma seleção de artigo da internet, assim como, os seus respectivos endereços eletrônicos.
1 LISTA DE FIGURAS
|Figura 1 – Geleira de Columbia Glacier, Alasca, que recuou 14 km e perdeu metade de sua altura desde |9 |
|1992...................................................................................................................... | |
|Figura 2 – Imagem de satélite mostra os níveis de gelo ártico em 2007 (esquerda) estão mais baixos do que os menores níveis |10 |
|registrados em 2005 (direita)....................................... | |
|Figura 3 – Variação da temperatura global e no hemisfério Norte........................................... |17 |
|Figura 4 – Concentração de CO2, nível do mar e temperatura................................................. |17 |
|Figura 5 – À medida que as geleiras derretem, a terra sobe e o mar recua em Juneau.............