Mudança e transformação social no Brasil
Friedrich August Kekulé (Darmstadt, 7 de setembro de 1829 — Bonn, 13 de julho de 1896) foi um químico alemão. Inovou o emprego de fórmulas desenvolvidas em química orgânica, criou em 1857, a Teoria da Tetracovalência do carbono, criou hipótese das ligações múltiplas e propôs, em 1865, após um sonho que teve, a fórmula hexagonal do benzeno.
Friedrich August Kekulé Von Stradonitz nasceu em 7 de setembro de 1829 em Darmstadt, Alemanha. Família descendente de uma linha Tcheca, nobre família da Boêmia. Quando jovem seus hobbies eram caminhadas botânicas, recolhendo e desenhando borboletas. Iniciou seus estudos no ginásio de Darmstadt, sempre um bom aluno com aptidão para línguas, isso resultou na capacidade de falar francês, italiano e inglês, bem como se alemão nativo. Tinha interesse por ginásticas, danças e malabarismo, além do talento em mímicas. Tinha talento para desenho, assim tinha a intenção se tornar um arquiteto.
Em 1847 concluiu seu ginásio e logo ingressou na Universidade de Giessen, no curso de arquitetura. Inscreveu-se em uma aula de química ministrada pelo famoso químico Justus von Liebig. A partir dessa aula floresceu o interesse pela química. Tomou a decisão de mudar o seu curso de arquitetura e passou a se dedicar ao estudo da química.
1851 – 1852 teve sua graduação concluída com êxito, mesmo com a não concordância de sua família; Viajou a Paris para continuar seus trabalhos e iniciar seu doutorado; Obteve conhecimentos sobre a teoria unitária da química e teoria dos radicais, após se tornar amigo de Charles Gerhardt e Jean-Baptiste Dumas. Interessou-se pelos problemas da filosofia da química, o que o acompanhou por toda sua vida;
Retornou a Alemanha onde prosseguiu seu doutorado na mesma universidade onde foi graduado, Universidade de Giessen; Começou um pequeno laboratório químico em Heidelberg, utilizando um equipamento muito fino para realizar diversas pesquisas importantes; Em seu doutorado trabalhou como assistente Adolf