Mudança organizacional
As empresas estão inseridas em um ambiente em constante mudança, influenciando e sofrendo influências, aprendendo e ensinando, nisso temos a aprendizagem organizacional, onde todos estão envolvidos, apresentando um diferencial: o trabalho é melhor quando realizado em equipe.
As teorias administrativas buscam sempre evoluindo, buscando melhorias continuas para as organizações.
Por causa das necessidades que as organizações têm em relação ao ambiente interno e externo, as empresas precisam sempre buscar entender o que são os processos fabris e não fabris, como o propósito de controlar e gerenciar melhor a organização, e sempre lembrando que podem ter de mudar com certa agilidade, sempre que necessário, pois cada organização conhece cada etapa de seu processo é mais flexível, sendo assim, adaptando-se melhor às mudanças com maior velocidade e eficácia.
Mudanças exigem comprometimento, envolvimento e objetivos claramente estabelecidos e difundidos entre todos os envolvidos no processo. Deve ser bem definida e delimitada.
Etapas para definir uma mudança organizacional:
- Qual é o objetivo?
- Estado atual do grupo?
- Qual a mudança? (Conhecimento / Atitude / Comportamento individual ou do grupo).
Processo de aprendizagem:
- Planejar e realizar testes (os conceitos em novas situações)
- Ter uma experiência concreta
- Avaliar / Reavaliar (Observações e reflexões)
- Conclusão (Formação de conceitos abstratos e generalizados)
QUEBRA DE PARADIGMAS
O termo “paradigmas” serve para indicar modelos ou padrões, servindo como referência para explicar às pessoas como lidar com diferentes situações e ajudá-las nisso. Criando um critério para as escolhas de problemas que poderemos considerar como dotados de uma solução possível.
O paradigma oferece uma visão acerca do mundo e também um conjunto de problemas para serem resolvidos, contudo, quando muitas questões surgem e já não são solucionadas pelo paradigma vigente.