Mudança organizacional
Resumo
Com o mercado cada vez mais exigente e a satisfação do cliente cada vez mais difícil de ser conquistada, a mudança organizacional passou a ser necessária para todas as empresas que desejam se manter no mercado. As mudanças organizacionais podem ocorrer das mais diversas formas e em todos os setores da empresa, trazendo impacto na empresa diante do mercado ou nas relações entre as pessoas no trabalho. E quando ocorre algum tipo de mudança na organização, provavelmente haverá resistências e defesas. A consequência da evolução das organizações é a resistência, ainda mais no cenário atual em que as companhias precisam e trabalham incansavelmente em busca de diferenciais e melhoria contínua em processos, pessoas e, consequentemente, produtos. isso exige algumas alterações, que acabam incomodando pessoas.
Palavras chaves: mudança organizacional, resistência, impacto na empresa
1 – Mudança organizacional
A mudança desde os tempos mais antigos sempre causou impactos em qualquer tipo de organização, por isso nos últimos anos tem sido um assunto muito explorado.
A mudança organizacional pode ser definida segundo Bruno Faria (2000) como “ qualquer alteração, planejada ou não, ocorrida na organização, decorrente de fatores internos e/ou externos à organização que traz algum impacto nos resultados e/ou nas relações entre as pessoas no trabalho”. As mudanças organizacionais podem ocorres de diversas formas desde que seja bem planejada e executada, para que resulte em uma mudança contínua havendo sempre um diferencial competitivo, maximizando a qualidade de seus produtos e serviços e minimizando os custos operacionais. Então, é importante planejar, para prever prováveis problemas que venham a acontecer na organização e traçar os possíveis caminhos a serem seguidos, mudanças devem ocorrer para que as organizações sobrevivam no mercado, todo processo de mudança nas empresas requer