Mudança organizacional
Este resumo engloba o relato de alguns autores como um todo sobre a visão do futuro, ou seja, juntei todas as idéias e formulei uma única opinião, com o mesmo objetivo de nos fazer compreender no que estão se tornando as organizações com o processo de mudança contínua.
Como todos os livros e artigos sobre mudança organizacional é iniciada por comentários sobre velocidade das mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas neste fim de século, e de como as organizações precisam se adaptar para fazer frente a essas mudanças, o resumo a seguir nos traz uma idéia mais completa sobre o assunto.
A mudança tornou-se uma constante na vida moderna, como fator de sobrevivência para as organizações que querem se manter no mercado atual. Neste processo de mudança que, em muitas oportunidades, torna-se doloroso, gerando ansiedade, perda da autoconfiança e resistências, o sucesso empresarial passa a depender não somente de novos modelos organizacionais, mas também da satisfação integral das pessoas, no atendimento às necessidades humanas, enfatizando na idéia de humanização do trabalho, e na responsabilidade social da empresa.
As empresas que querem estar á frente do mercado ou aquelas que não querem perder o espaço já conquistado, precisam se aderir ao processo de mudança, para não se tornarem ultrapassadas correndo o riso ate de abrirem falência por não acompanharem as tecnologias da mudança.
No decorrer do último século é possível perceber algumas dessas mudanças no trabalho e na estrutura organizacional, como por exemplo: A estrutura rígida e hierarquizada que foi substituída pelo trabalho em equipe; os processos organizacionais tornaram-se mais dependentes da tecnologia. E para se manter ativo e lucrativo terá que seguir este padrão, sendo mais flexível, pois a sobrevivência das organizações dependerá da sua capacidade e adaptação.
O tema “cultura organizacional” entra nessa historia, pois ela esta ligada aos resultados dessas