Mudança Organizacional e Gestão do Estresse
FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITO-SANTENSES
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
EDUARDO PAGOTO
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
E GESTÃO DO ESTRESSE
VITÓRIA
2012
EDUARDO PAGOTO
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
E GESTÃO DO ESTRESSE
Trabalho Acadêmico do curso de Sistemas de Informação apresentado às Faculdades Integradas Espírito-Santense, como parte das exigências da disciplina Comportamento Organizacional sob orientação do prof. Lourival Antônio Cristofoletti.
VITÓRIA
2012
SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
1MUDANÇA ORGANIZACIONAL 3
1.1IMPLANTAÇÃO 8
1.2RESISTÊNCIAS À MUDANÇA 9
2GESTÃO DO ESTRESSE 11
2.1SOBRE O ESTRESSE 11
2.2ESTRESSE E AS MUDANÇAS 14
2.3Sintomas e sinais comuns de estresse 16
3CONCLUSÃO 17
4REFERÊNCIAS 18
1 MUDANÇA ORGANIZACIONAL
O conceito de mudança organizacional, bem como os estudos acadêmicos sobre esse fenômeno, encontra-se em fase inicial de desenvolvimento. A literatura na área é extensa, pois se trata de um campo emergente na vida organizacional, sendo alvo, principalmente, para consultores. Observa-se que a maioria dos textos refere-se a prescrições sobre gestão do processo de implantação da mudança. Assim, o que se tem é um conceito em construção que se caracteriza por heterogeneidade de definições e pela inexistência de consenso, como pode ser observado a seguir no quadro 1.
QUADRO 1 - DEFINIÇÕES TEÓRICAS SOBRE MUDANÇA ORGANIZACIONAL
DEFINIÇÃO
AUTOR
É qualquer alteração, planejada ou não, ocorrida na organização, decorrente de fatores internos e/ou externos à organização que traz algum impacto nos resultados e/ou nas relações entre as pessoas no trabalho.
Bruno-Faria (2000)
Qualquer transformação de natureza estrutural, estratégica, cultural, tecnológica, humana ou de outro componente, capaz de gerar impacto em partes ou no conjunto da organização.
Wood Jr (2000)
São atividades intencionais, pró ativas e direcionadas para a