MUDANÇA NO PERFIL DO TRABALHADOR
Aluno: Rômulo José Melo da Silva
Atividade: AVA
Trabalho elaborado como parte da avaliação de
Técnico em informática para Internet de 1° semestre pedido pelo tutor da disciplina virtual AVA
RESUMO
O trabalho foi baseado em pesquisas realizadas através da internet e apostila,
Tendo como referência, Taylor e Ford.
MUDANÇA NO PERFIL DO TRABALHADOR
A globalização tem mudado a cara do mundo, quebrando paradigmas, formas, processos, materiais de produção, gestão e organização do trabalho. Atualmente, vivenciamos novas formas de gestão desenvolvidas no interior das organizações que acarretam mudanças mundiais. Os níveis hierárquicos diminuídos, a valorização da educação, bem como a educação profissional, a terceirização e a flexibilização das empresas são características de um novo momento do trabalho, paradoxalmente à rigidez da produção do sistema tayloristafordista.
Uma das consequências desse processo é a valorização do trabalho em equipe e do
Trabalhador polivalente.
Para entendermos como se dá o processo de formação desse trabalhador, devemos, primeiramente, abordar as grandes transformações que o trabalho sofreu em sua forma de gestão, com seus fatores sociais e as inovações tecnológicas organizacionais.
A substituição do sistema taylorista-fordista para um novo paradigma banaliza o redirecionamento da economia capitalista.
Tanto o taylorismo omo o fordismo foram marcados pela racionalização da produção, divisão e a especialização do trabalho, assim como pela mecanização e pela produção em massa.
Consequentemente a essas transformações, o trabalhador se vê em grandes e constantes desafios.
O desafio de acompanhar as mudanças do dia-a-dia, da competição do mercado global, o desafio de aliar-se às novas