Mudança de fase
A cada dia que vivemos coisas simples ocorrem, que as vezes não vemos por conta da correria do dia-a-dia. Nesse trabalho, vamos ver coisas que as vezes nos não damos a devida atenção, mas que é fundamental saber. O nosso tema especificamente, é sobre as mudanças de fase.
Propriedades da matéria
Na natureza, há várias substancias, mais só podem ser encontradas em 3 fases diferentes e bem conhecidas, que são: o sólido, líquido e o gasoso. Os fatores que determinam o estado em que as substâncias se encontram são a temperatura e a pressão, ou seja, para cada fase os materiais possuem temperatura e pressão diferente.
Sólido
Um corpo no estado solido caracteriza-se, entre outros fatores, por possuir forma e volume definidos. Nesse estado da matéria, os átomos encontram-se muito próximos entre si, havendo uma interação intensa e permanente entre eles, como mostra a imagem.
A matéria no estado sólido apresenta diferentes características de acordo com o que é composta.
E as suas principais características são: a dureza, a elasticidade e a ductibilidade.
Veja a tabela a seguir, classificando essas três:
Descrição
Exemplos
Dureza
Resiste a pressão e ao risco
O diamante
Elasticidade
Deforma quando é aplicada alguma força, mais volta quando a força acaba
Um pneu
Ductibilidade
Capacidade de se dobrar sem quebrar
Fios de cobre
OBS.: Essas são as principais classificações, há controvérsias. Por exemplo, ali não está que o sólido tem forma e volume constante, e isso não quer dizer que não é.
Líquido
Diferentemente do sólido o líquido não possui a forma nem o volume constante, ele se molda ao meio em que ele está, como a imagem:
Podemos observar que os 3 recipientes contêm a mesma solução, a água, e que cada um tem sua própria forma e ainda que a água se adapta ao formato.
No líquido, os átomos não se encontram unidos, nem totalmente separados, meio termo, só são um pouco distantes um dos outros. O que os possibilitam ter uma liberdade para