Mudança de comportamento, envolvendo valores, atitudes,como "crise de consciência"
1) A Sociologia surgiu no século XIX para explicar e solucionar as crises geradas pela Revolução Industrial e a nova classe social: o proletariado urbano. Compare os abalos sociais provocados pela industrialização e as mudanças decorrentes da alta tecnologia e da globalização, escrevendo um texto de aproximadamente 10 linhas.
Ocorreram nesta época de industrialização as transformações, desde fatos econômicos, políticos e até culturais. As revoluções industriais e francesas são exemplos que marcaram essa transformação, onde pequenos produtores e artesãos que possuíam suas oficinas e artesanatos em suas próprias casas e preparavam de forma manual (manufatura) os objetos e produtos para serem vendidos diretamente aos clientes finais, passam a ser empregados de grandes industrias e serem denominados pelas máquinas (maquino fatura), mudando totalmente a forma de trabalho e perdendo lucro, pois passa a receber salários.
-------------------------------------------------
Tempos presentes
De meados do século XX até o presente, o Estado conseguiu administrar o antagonismo proletário a ponto de aparentemente dissolvê-lo (através de diversas medidas, tais como: leis trabalhistas, a transformação dos sindicatos em mediadores entre capitalistas e trabalhadores, repressão, dissolução do internacionalismo proletário nos nacionalismos e demais conflitos interburgueses), fazendo o proletariado ser hoje dificilmente reconhecível na superfície da sociedade. Alguns afirmam que a luta proletária continua, mas de forma subterrânea e invisível, enquanto não ocorre o momento histórico-mundial propício para sua emergência.
Atualmente, nos pontos capitalistas mais avançados do globo (países desenvolvidos ou cidades/bairros/regiões desenvolvidas de países pouco desenvolvidos), o proletariado tem padrão de vida muito superior em relação às suas condições do início da Revolução Industrial, quando jornadas de mais de doze horas e a intensa