mudança de comportamento através das redes sociais
Claro que a tecnologia tem um papel fundamental nessa revolução, pois aproximou pessoas de uma forma nunca antes imaginada, mas é interessante perceber que o conceito de rede social que conhecemos hoje é o mesmo que existia antes dessa revolução tecnológica. A união de pessoas em seus grupos com interesses em comum, com o objetivo de discutir um determinado assunto, interagindo entre si e compartilhando ideias e conhecimentos se mantêm. O que de fato aconteceu é que o avanço tecnológico com ferramentas de redes sociais, como o Facebook, o Orkut e o MySpace potencializaram de forma exponencial a criação e manutenção de relacionamentos com outras pessoas.
Temos também as mídias sociais, que têm uma característica particular, pois além de permitir a interação entre pessoas, como às redes sociais, têm seu foco na criação colaborativa e no compartilhamento de conteúdos e informações, sem que haja uma forma de controle de grandes corporações ou grandes grupos. Esses conteúdos podem ser compartilhados nas diversas formas de mídias sociais, através de vídeo, áudio, texto ou imagem, através de ferramentas de mídias sociais como o YouTube, Flickr, Picasa, Twitter, PodcastOne, Blogger. Apesar da sutil diferença não significa que não seja possível criar relacionamentos em alguns desses exemplos de mídias sociais, mas cada um tem um foco mais determinado.
O fato é que essa nova realidade trouxe um efeito transformador no comportamento humano e na forma de consumir e compartilhar informações e conteúdos. Essas mudanças têm apresentado um grande desafio aos negócios de muitas companhias.