Mudança Climática e Variabilidade Climática
Docente: Rangel de Oliveira Costa
O tempo e o clima
Para falarmos de mudanças climáticas e variabilidade climática é importante sabermos a diferença entre o tempo e o clima. É muito comum haver confusão entre o que é tempo e o que é clima. Porém, estes são dois fenômenos diferentes, mesmo que se encontrem inter-relacionados. No dia-a-dia, a previsão do tempo é a estimativa do que se espera que ocorra em termos de temperatura e de precipitação pluvial em um curto período. Nesse sentido o tempo está constantemente mudando: em um certo dia pode fazer sol pela manhã, mas chover pela noite ou podemos ter uma semana chuvosa e outra ensolarada. Já a sucessão dos tipos de tempo registrados por um determinado período é o clima. Assim, para definir o clima com maior exatidão, é necessário considerar a média das variáveis climáticas em um longo período.
De acordo com Mozar de Araújo Salvador, meteorologista da Coordenação Geral de Desenvolvimento e
Pesquisa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para fazer a média do clima são utilizados dados do período médio de 30 anos. “Já a previsão do tempo é questão de dias, semanas”. Para o nosso tema, cabe destacar que a mudança do clima influencia a frequência e a intensidade desses eventos (temperatura, chuvas, etc.).
Mudanças Climáticas
Mudanças climáticas em escala global, sejam naturais ou devidas à atividade humana, podem ser iniciadas por processos que modificam tanto a quantidade de energia absorvida do Sol quanto a quantidade de energia infravermelha emitida de volta para o espaço.
Mudanças climáticas podem, portanto, ser iniciadas por variações na energia recebida do Sol, mudanças nas quantidades e características dos gases de efeito estufa, partículas e nuvens, ou mudanças na refletividade da superfície da Terra. O desequilíbrio entre a radiação absorvida e emitida como resultado dessas mudanças pode ser chamado de "forçamento climático"