Mudanc A Conceitual No Ensino De Cie Ncias
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso de Ciências Biológicas
Laboratório de Ensino em Ciências
FICHAMENTO: Mudança Conceitual no Ensino de Ciências
Sergio M. Arruda; Alberto Villani
I. INTRODUÇÃO
“A investigação da mudança conceitual na aprendizagem científica é atualmente uma das mais férteis linhas de pesquisa da área. Ela tem como principal pressuposto a existência na mente dos estudantes das preconcepções ou concepções espontâneas, que são idéias intuitivas relativamente estáveis, parcialmente consistentes, úteis para a interpretação dos fenômenos cotidianos e que constituem o "conhecimento do senso comum". Devido a sua importância no processo de ensino/aprendizagem um estudo detalhado das preconcepções vem sendo feito há cerca de vinte anos tendo sido mapeados modelos espontâneos em quase todas as áreas da ciência” (p. 88)
“Uma das características centrais das concepções espontâneas é a sua resistência a mudanças que é interpretada como uma das principais causas das dificuldades na aquisição do conhecimento científico (Viennot, 1979). Sob essa perspectiva o problema central da educação científica seria o de promover uma mudança conceitual no aprendiz” (p.88)
“O artigo separa as estratégias em dois grupos: as baseadas no conflito cognitivo e sua resolução e as baseadas no desenvolvimento das idéias dos estudantes consistentemente com o ponto de vista da ciência.” (p. 88) “Há estratégias que procuram desenvolver nos alunos uma compreensão qualitativa-intuitiva através do uso de analogias (Clement et al, 1987; Brown & Clement, 1989 e 1992) e estratégias que não querem substituir as teorias dos estudantes pelas teorias científicas, mas permitir que eles tenham consciência de ambas através da comparação entre elas (Niedderer, 1987).” (p. 89)
II. O MODELO DE MUDANÇA CONCEITUAL
“Os trabalhos de Kuhn dessa época, por exemplo, apontavam para o caráter conservador da ciência (Kuhn, 1959) e para o papel decisivo das teorias; O