Mudan as clim ticas
A crise hídrica de São Paulo muito esconde embaixo das Mudanças Climáticas tanto mencionadas por parte do Governo do Estado e da Sabesp como forma de justificar o colapso vivido pelo Sistema Cantareira nos últimos meses. Buscando informações e estudos realizados nos últimos anos queremos demonstrar que essa situação era de conhecimento das autoridades desde 2004, e nada foi feito para ampliar o sistema de captação de água da região.
O Sistema da Cantareira é a maior bacia de abastecimento do Estado de São Paulo, atingindo uma população de 8,8 milhões de pessoas. Foi criado em 1960 e recebeu o último investimento para ampliação do sistema em 1976, com a criação dos reservatórios de Jaguari e Jacareí.
São Paulo tem um grande problema a ser enfrentado, que é a ausência de investimentos neste segmento pelo Governo Paulista, situação esta que ficou agravada com a onda privatista instaurada com a ascensão dos governos do PSDB na década de noventa.
Introdução
Muito pouco foi feito em favor de melhorar a emissão de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa em todo o mundo. A temperatura do planeta tem aumentado ano após ano, e uma das consequências mais evidentes são as mudanças no clima em várias regiões do mundo.
Após a industrialização, o Capitalismo trouxe muitos benefícios à população, como o avanço tecnológico, porém a busca por lucro e poder tem feito a humanidade degradar cada vez mais o meio ambiente, não levando em consideração que tudo está interligado, dependemos da natureza tanto quanto ela depende de nós.
Para compreender melhor essa situação, é preciso primeiramente entender o que é de fato o efeito estufa, como ele é gerado e suas consequências. Como o aquecimento global tem contribuído para as mudanças climáticas no Brasil, e como essas mudanças afetaram nossos reservatórios em São Paulo, já que desde 2012 enfrentamos períodos de estiagens, com altas temperaturas e longos períodos sem chuvas.
O Sistema