Muay thay
É semelhante a outros estilos indochineses de kickboxing, ou seja, pradal serey do Camboja, tomoi da Malásia, lethwei de Mianmar e muay lao do Laos.
Na Tailândia, o muay thai não é conhecido como luta da liberdade ou arte dos livres, como citado em muitas fontes de língua portuguesa (tailandês: มวย;RTGS: muay; lit. luta ou boxe e tailandês: ไทย; RTGS: thai; lit. tailandês), ou seja, lit. luta tailandesa ou boxe tailandês. Para chegar à tradução de liberdade, teria de ser utilizada (tailandês: ดาย; RTGS: Daai), que tem uma fonética parecida, e ocasionou o erro de tradução. Segundo o livro A Origem dos Nomes dos Países, de Edgardo Otero (Panda Books, 2006), na língua páli, a palavra "thai" significa "livres" ou "pacíficos". Assim, Tailândia seria a "terra dos livres" e "muay thai" a "luta dos livres".
Características
É conhecida mundialmente como a arte das oito armas, pois se caracteriza pelo uso combinado dos dois punhos + dois cotovelos + dois joelhos + duas 'canelas e pés', e associado a uma forte preparação física que a torna uma luta de contato total poderosa e eficiente.
Todo golpe do muay thai tem o objetivo de acabar com a luta através do nocaute (KO). As combinações de golpes são certeiras. Utilizam-se socos parecidos com os do boxe inglês, golpes com as 'canelas e pés', típicos desta luta, e também os joelhos e cotovelos. [
O muay thai vem ganhando cada vez mais praticantes, é uma luta que desenvolve um ótimo condicionamento físico e mental, concentração e auto-confiança. Além disso, o treinamento ajuda as crianças e adolescentes a terem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas.
O muay thai é tão popular na Tailândia quanto o futebol no Brasil, o que torna a Tailândia a maior potência de tal