Muay Thai
A história do muay thai está relacionada com a migração do povo que vivia na província chinesa de Yunnan, localizada às margens do rio Yang Tsé. De acordo com a lenda tailandesa, vários povos partiram dessa província de Yunnam, da China para o local onde hoje se situa a Tailândia, em busca de terras férteis para a agricultura. Porém, durante as suas migrações, os tailandeses eram constantemente atacados por bandidos e animais, para além das diversas doenças a que estavam submetidos. Com o intuito de se proteger e manter o corpo e a mente mais capazes, respondendo às adversidades, os tais criaram um método de luta que, inicialmente, foi chamado de chupasart.
Etimologia
A palavra muay, que se refere a "combate", "luta" ou "boxe", deriva do sânscrito Mavya que significa "unir". A palavra thai é contudo um adjectivo de origem nacional, cujo seu significado é "[pessoa] livre"
Rituais e Saudação
A tradição de uma série de rituais é referência no muay thai desde os seus primórdios até aos dias de hoje, sendo que continuam reverenciados enquanto parte fulcral desta tradicional arte marcial.
Depois de completos os rituais, tanto o lutador como o seu mestre realizam uma saudação. Comum entre os praticantes da religião budista, esta saudação é efetuada com as mãos juntas à frente do rosto, seguindo-se uma pequena flexão frontal com a cabeça e tronco.
Categorias de peso
As regras mundiais de muay thai em classes de peso conjunto não se encontram disponíveis, como resultado, o peso do lutador pode estar sujeito a diferentes categorias, dependendo da região. A seguinte tabela apresentam as categorias de peso de acordo com o regulamente de competição da Federação Portuguesa de Kickboxing e Muay Thai
Classes de atletas
Sendo que não existe uma graduação no muay thai original da Tailândia, os atletas são classificados de uma forma particularmente simples. Aqueles que nunca participaram em qualquer competição ou que detém no máximo um combate,