MTV E DETRAN JUNTOS PELA VIDA
Esse trabalho apresenta uma parceria público-privada. O case específico demonstra o Grupo VIT, representante da MTV no Rio Grande do Sul, que se associou ao Detran/RS para a realização de campanhas de trânsito.
O objetivo central do trabalho é a resolução dos problemas dessa nova campanha e a continuação dessa parceria.
Para alcançar esse objetivo, será necessário realizar etapas, dentre elas: Caracterizar as duas empresas envolvidas no case; identificar nome, área de atuação, segmento de mercado; Apresentar o histórico de parceria entre as duas organizações narradas no caso.
2. DESENVOLVIMENTO
O Grupo VIT é o representante da MTV no Rio Grande do Sul, e o Detran/RS, da autarquia executiva de trânsito do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Com seu projeto de Serviços de Utilidade Pública (SUP) ligado à segurança no trânsito, a MTV/RS tinha nas mãos uma estratégia exitosa com o Detran/RS, em que a MTV assinava com o cliente a campanha e lhe cobrava somente a produção, em um espírito de parceria pela causa.
Mas Vitor Faccioni, diretor do Grupo VIT, sabia que os jovens querem sempre novidades. Era preciso algo diferente, porém igualmente eficaz no impacto social. Novas ideias que agradassem tanto ao cliente (governo), quanto ao público-alvo da emissora (os jovens), e que pudessem de alguma forma ser mensuradas em sua efetividade. Cada vez mais os clientes querem estar certos de que o investimento em marketing, sobretudo em publicidade e promoções, dão retorno. A forma ideal de se avaliar uma campanha de mudança social planejada teria de ser construída em conjunto, entre a empresa e o órgão público.
Vitor chamou Cristine Carniel, jovem responsável pelo marketing da emissora, com o intuito de analisarem o que poderia ser proposto ao cliente para a próxima campanha, tendo como referência os indicadores de medição das campanhas anteriores. Na primeira campanha uniram rock e atitude, com músicos jovens gaúchos;
Na segunda, a avaliação