MTT II
CELSO SUCKOW DA FONSECA – CEFET/RJ
Análise metalográfica de materiais
Athiê Pereira
Lorhan Lourenço
Luiz Carvalho
Marcos de Araujo
Prof: Luiz Fernando Parga
Introdução
A metalografia é o estudo da composição, estrutura e morfologia de materiais metálicos e suas ligas, afim de relacionar às suas propriedades químicas, físicas e mecânicas. A análise é feita através de amostras que recebem uma preparação prévia, com o intuito de padronizar e melhorar a visualização da amostra e consequentemente da análise. A preparação da amostra inclui as seguintes etapas basicamente: corte, lixamento, polimento e ataque químico.
Existem duas maneiras de se realizar a análise: macroscópica, que é a análise feita a olho nú ou com um aumento de, no máximo, 50 vezes; e a microscópica, que a análise feita com o uso de microscópio e com aumentos na faixa entre 50 e 2500 vezes.
Neste trabalho, será feita a análise microscópica das pranchas fornecidas pelo professor em aula. Para tal, deve-se responder a cinco questões principais:
1) Identificação do material por norma;
2) Compatibilidade entre tratamento e microestrutura;
3) Propriedades esperadas;
4)Aplicações típicas;
5) Materiais substitutos.
Foram consultados principalmente livros para o referencial teórico e algumas páginas de internet com imagens dos materiais propostos.
PRANCHA 24
Composição:
C – 5,00%
Mn – 12,15%
Si – 6,74%
S – 0,015%
P – 0,068%
Material: ferro fundido branco
Aumento: 250X
Ataque: Nital 2
Tratamento: fundido
Estrutura: cementita hipereutética e ledeburita
1) Identificação do material por norma: a imagem apresentada possui característica clássica de um ferro fundido branco, devido aos cristais de cementita alongados e o fundo de ledeburita em forma pontilhada. Porém a composição informada não corresponde a nenhum tipo de ferro fundido branco encontrado nas referências pesquisadas, principalmente pelos elevados teores de manganês e silício que é de no