MTC - Clarificar Calor
Índice
O CALOR
O calor pode ser um factor patogénico se estiver em excesso. Terá tendência para super activar o metabolismo interno e favorecer a evaporação dos líquidos. Além disso, muito calor estimula o Yang em prejuízo do Yin. Daí que este ao não poder executar as suas funções de nutrição e de relaxamento, poderá aparecer um desequilíbrio.
Um calor excessivo pode transformar-se em fogo. Mais denso, o fogo desloca e seca os líquidos orgânicos. Tem tendência para subir à cabeça, danificar os vasos sanguíneos, criar secura e provocar agitação mental.
ATAQUES DE CALOR
O calor pode combinar-se com o vento e perturbar a energia defensiva.
O calor pode entrar directamente nos meridianos e afectar a circulação do Qi.
Existe outro género de calor Interno quando há uma deficiência do Yin, neste caso fala-se de Calor-Vazio.
Sindromas de acordo com as Energias Perversas ou Factores Patogénicos
Sindroma do Calor de Verão É um factor patogénico Yang e como tal tende a consumir o Yin. Existe uma diferença relativamente às outras Energias Perversas, pois está directamente relacionado com uma Estação climática particular, ou seja, o Verão. Este Sindroma contempla dois tipos de Calor de Verão: Insolação e Canícula (Calor de Verão). 1. Insolação Sintomas e Sinais – Febre, desmaio, transpiração profusa e contínua, possível perca de consciência, Pulso rápido e suave e Língua seca e vermelho escura. Análise de Sintomas e Sinais – A Insolação é provocada pelo Calor de Verão, o qual sobe perturbando as actividades mentais, originando desmaio e inconsciência. A Insolação consome os Fluidos do organismo, originando febre, sede e transpiração. O Calor de Verão acompanhada pela Humidade invade o Pericárdio, originando coma. Tratamento – Dispersar o Calor e acordar o doente. 2. Canícula Sintomas e Sinais – Aversão ao Calor,