MSTR DOS MARS
No filme o Mestre dos Mares, é abordado o papel de liderança pelo Capitão, que é o personagem principal, mas nem por isso o mais importante; O filme nos mostra todo o trabalho em equipe, e as varias maneiras de utilizar um bom serviço, mesmo sendo no século XIX foram utilizadas técnicas de RH que também são utilizadas ate hoje. É uma verdadeira aventura marítima, onde nos leva a uma viagem pelos mares a bordo de um navio chamado Surprise, é uma embarcação britânica comandada pelo Capitão Jack Aubrey que tinha como missão perseguir e interceptar um barco Frances chamado Acheron que era bem superior ao Suprise. Devido a isso eles sofrem vários ataques, e tiveram que enfrentar tripulação ferida, tais como amputação de parte do corpo, navio destruído; Sendo a tripulação formada por varias pessoas diferente, onde havia assassinos, crianças, medico e para que tudo desse certo deveriam conviver amigavelmente, sendo necessário que o capitão agisse com liderança em busca de seus objetivos.
METODOLOGIA
Utilizando todo seu conhecimento, o filme nos retrata as varias formas de liderança em RH, já no primeiro ataque onde o navio fica a “mercê” do inimigo, o capitão usa a técnica e as possibilidades ao seu favor, nesse caso o próprio vento onde o navio pode se esconder entre a neblina.
As metodologias utilizadas pelo capitão vão alem da técnica, já que o mesmo possui um bom raciocínio tomando decisões rapidamente e sempre ouvindo a tripulação, o mesmo entende a importância de todos e por isso age com firmeza para que não aja conflito; Assim como na aula de estratégia executiva mostra, também o filme retrata a importância de planejar e montar estratégia sobre cada problema encontrado, estando o capitão sempre a fazer pesquisas sobre maneiras de sobreviver, já que o navio é de porte bem inferior ao navio inimigo.
Outra forma que podemos comparar ao RH utilizado na atualidade é que no navio também existe funções e cargos, onde alguns são subordinados