MSDOS WIN ME
Turma: PMA Computação Gráfica
Ms-Dos e Windows 1,2 e 3
Por Marcos Finatto Fontoura
Windows 95
Por Danielle Taboada
Windows 98
Por Paulo Cesar Fortes
Windows Me
Por Eliane Dávila
Ms-DOS
1- Conceito/Características
MS-DOS ( MicroSoft Disk Operating System) é um sistema operacional, comprado pela Microsoft. Sua interface era visualizada por uma linha de comando, onde o operador digitava e os comandos eran reconhecidos por um interpretador de comandos, o command.com.
Tudo era feito através da digitação, não havia mouse, para utilização do DOS, era impressindível que o operador tivesse conhecimento dos comandos a serem digitados, ou seja, nem um pouco intuitívo.
O DOS, como era chamado, é um sistema operacional monousuário e monotarefa, pois só poderia ser utilizado por uma pessoa e um programa de cada vez, também só aceitava 8 caracteres no nome de arquivo com uma extensão de até 3 caracteres para identificar o tipo de arquivo.
2- Versões:
Existiram outros sistemas DOS disponíveis no mercado, como DR-DOS e FreeDOS mas vamos falar específicamente do Ms-DOS. e das suas mais relevantes versões:
A primeira versão, PC-DOS 1.0 de Agosto de 1981. Suportava até 256 kB de RAM e dois disquetes de 160 kB 5.25" de face única. Suas principais características era ser um sistema monousuário e monotarefa(monoprocessado).
PC-DOS 2.0 e MS-DOS 2.0, lançados em Março de 1983, foram as primeiras versões a suportar drives de discos fixos (comumente chamados de drives de disco rígido). Entre outras melhorias.
MS-DOS 3.0, Setembro de 1984,
- suportava inicialmente disquetes de 1.2MB
- discos rígidos de 32MB.
- códigos de erro mais estendidos, que permitia que os programas obtivessem uma explicação mais detalhada do que aconteceu de errado.
MS-DOS 3.1, Novembro do mesmo ano.
- suporte à redes, com serviços que permitiam o "travamento" e "destravamento" do acesso a todas as partes de um arquivo, o que tornava seguro e prático para vários