msajdwaufh

2141 palavras 9 páginas
Industrialização dos Estados Unidos

A industrialização dos Estados Unidos teve seu início na região Nordeste, que fica entre os Grandes Lagos e o oceano Atlântico. Foi durante a sua colonização que houve o surgimento de um mercado consumidor, e com isso, acabou estimulando o desenvolvimento das primeiras indústrias no Nordeste, fato que ocorreu no final do século XVIII.
Com a sua independência, em 1776, desde ai os Estados Unidos foram ampliando cada vez mais seu território, a partir das treze colônias. Alguns territórios só puderam ser conquistados após as vitórias das guerras. Uma série de determinados fatores de ordem política, social, econômica, cultural e natural pode vir a explicar a industrialização que ocorreu nos Estados Unidos, que fora concentrada inicialmente no Nordeste do país.
Existiram leis que favorecem a entrada de imigrantes, que a partir daí constituíram uma ampla reserva da mão- de- obra e um amplo mercado consumidor, também podemos destacar a grande disponibilidade de minérios e combustíveis fósseis. A jazida de minério de ferro nos Grandes Lagos veio á atrair o desenvolvimento de indústrias siderúrgicas, automobilísticas e ferroviárias.
A partir de 1862, o sul do país passou a ser bem mais explorado, e, com o término da escravidão em 1863, o mercado consumidor de expandiu. As primeiras fábricas vieram a existir em 1880, estas, eram fábricas do setor têxtil, que eram instaladas por empresários da Nova Inglaterra, pois, procuravam ficar mais próximos da matéria-prima (lã e algodão) e da mão-de-obra barata. O grande desenvolvimento se deu após a segunda Guerra Mundial, com a extração do petróleo no Texas e o desenvolvimento da indústria aeroespacial na Florida.
O primeiro processo de industrialização fora da Europa ocorreu nas colônias britânicas que se tornaram os Estados Unidos. Quando colônias iniciaram-se uma significativa fixação dos imigrantes britânicos no Norte território norte-americano, esses mesmos imigrantes vieram a fugir

Relacionados