MRUV
Colocando-se a folha de papel carbono entre as duas folhas de papel sulfite, de modo que estas não se movimentem ao decorrer do experimento, e de tal modo que o fio de prumo fique próximo ao lado menor e sobre as folhas.
Utilizando-se do prumo, marca-se no papel a posição inicial, que fica verticalmente abaixo do parafuso suporte, na saída da rampa, depois de marcado a posição inicial, se solta a cinco vezes a esfera do ponto cinco existente na escala da rampa. Ela irá correr livremente pela canaleta e fará um vôo até colidir com o papel carbono, devendo pingar somente uma vez sobre o papel.
Depois de feito os cinco lançamentos, analisa-se as colisões da bola com o papel, e faz-se um círculo em torno destas, que englobem todos os pontos colididos com o papel, com a régua messa-se o desvio da medida do alcance ( raio da circunferência ) e também a distância entre a marca inicial (feita abaixo do prumo) e a marca correpsondente ao centro do círculo traçado. A partir dests medidas é possível calcular o valor médio do alcance.
Outra parte do experimento consiste em escolher cinco pontos diferentes ao longo de toda a rampa, em cada ponto a esfera irá correr livremente pela canaleta e atingirá determinado alcance, e realizasse novamente todo o procedimento de marcação.
5-Procedimento:
5.1- Fazer 5 lançamentos com cada esfera;
5.2 - Medir o alcance da esfera em relação ao centro da plataforma.
5.3 - Cronometrar o tempo entre o lançamento e o ponto de toque;
5.4 - Medir a altura do ponto de saída da esfera/ 200mm;
5.5 - Medir as massas das esferas;
5.6 - Pesquisar e determinar a velocidade de lançamento horizontal das massas;
MATERIAL EXPERIMENTAL
Régua;
Tripé;
Conjunto de mecânica arete II (plataforma e rampa de madeira com canaleta, onde serão efetuados os lançamentos);
Esfera metálica (objeto de lançamento);
Fio de prumo;
Folha branca;
Papel Carbono.
MONTAGEM EXPERIMENTAL
Primeiramente acoplou-se a haste ao tripé e, em