MRUV
1. OBJETIVO
O objetivo é ver o conceito básico MRUV (movimento retilíneo uniformemente variado). Compreender o deslocamento de um corpo pelo trilho de ar (sem atritos ou relativamente sem resistências) e determinar distâncias e tempo, posterior calcular a aceleração de um móvel através de medições de deslocamento e intervalos de tempo, anotando a diferença de velocidades e acelerações.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Foi investigado neste experimento da cinemática foi investigado o deslocamento unidimensional de um corpo, MRUV (movimento retilíneo uniformemente variado), utilizando um trilho de ar com um corpo sendo puxado por um peso, com obtenção de informações através de um cronômetro e leitores.
O movimento retilíneo uniformemente variado se caracteriza pelos seguintes conceitos:
A aceleração é constante; como consequência, a velocidade varia uniformemente. A aceleração é o quociente da variação de velocidade (Δv) pelo intervalo de tempo correspondente (Δt):
A velocidade não permanece constante; aumenta ou diminui ao longo do tempo, conforme o valor da aceleração comunicada.
Velocidade escalar média Vm é o quociente da variação de espaço (Δs) pelo intervalo de tempo correspondente (Δt):
Velocidade escalar instantânea v é o limite da velocidade escalar média quando Δt tende a zero. As unidades de velocidade escalar são: cm/s, m/s, km/h, etc. Relação: 1m/s = 3,6 km/h.
Fonte: http://servlab.fis.unb.br/matdid/2_1999/Marlon-Eduardo/mruv.htm
3. PROCEDIEMTNOS EXPERIMENTAIS
1° - Montagem dos equipamentos: Colocou-se o suporte para massa aferidas na ponta da linha; Colocou-se o eletroímã com cabos conectados ao cronômetro, acionamento do cronômetro ao ser desligado o eletroímã, no extremo do trilho e se ajusta para que a distância entre o carrinho (corpo) e o sensor 1 (faz a primeira leitura do cronômetro); Posicionar o sensor 2 (faz a segunda leitura do cronômetro);