Mrp administração da produção
O estudo realizado tem como objetivo apresentar as características, vantagens e desvantagens na utilização do MRP (Manufacturing Resource Planning) como ferramenta de planejamento e controle de produção de empresas industriais.
A globalização atual exige cada vez mais qualidade, rapidez e custos menores na fabricação de produtos, obrigando pequenas e médias empresas a investirem em softwares capazes de aperfeiçoarem sua produção, reduzindo os custos, aproveitando ao máximo os recursos disponíveis.
Serão analisadas situações de utilização do MRP dentro da cadeia produtiva proporcionando uma visão clara e objetiva quanto ao seu funcionamento.
Administração de Produção
Administração de produção é responsável pelo funcionamento da gestão de bens e serviços dentro das empresas, para que a mesma possa alcançar seus objetivos através de um planejamento abrangente e sustentável.
Planejamento
Através do Planejamento devem-se fixar quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível utilizando todos os recursos que estejam disponíveis, desde que haja metas e os objetivos a serem alcançados, o planejamento determina o que se deve fazer, quando fazer, quem deve fazê-lo e de que modo.
Planejamento são todos planos ou metas que a empresa pré estabelece para um determinado período de tempo para alcançar esse objetivo.
Previsão de demanda
Provisão de demanda é uma tentativa de descobrir o quanto de cada produto será produzido para atender seus clientes em um determinado espaço de tempo, levando em conta fatores de sazonalidade, descontrole de preços, problemas econômicos e sua capacidade de produção. Existem formas de previsão de demanda quantitativas e qualitativas.
Previsão de Demanda Quantitativa
Métodos quantitativos utilizam dados históricos para prever demanda em períodos futuros. Permitem controle do erro, mas exigem informações preliminares. Os métodos matemáticos subdividem-se em: