MPSBR
CMMI e MPS-BR
MPS-BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro)
São melhorias feitas em desenvolvimento de software para pequenas e médias empresas de desenvolvimento de Software brasileiras
Ele é baseado no CMMI, nas normas ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504 e na realidade do mercado brasileiro. Uns das principais vantagens do MPS-BR e o seu custo reduzido com normas estrangeiras certificadas.
Esse sistema deve ser implantado como uma renovação na América Latina, incluindo Chile, Argentina, Costa Rica, Peru e Uruguai. No Brasil ele é desenvolvido pela Softex pelo governo e universidades. O MPS-BR define sete níveis de maturidade:
A (Em Otimização)
B (Gerenciado Quantitativamente)
C (Definido)
D (Largamente Definido)
E (Parcialmente Definido)
F (Gerenciado)
G (Parcialmente Gerenciado)
O MPS-BR possui 5 AP ( Atributos de Processo )
AP 1.1 (o processo é executado), AP 2.1 (o processo é gerenciado), AP 2.2 (os produtos de trabalho do processo são gerenciados) AP 3.1 (o processo é definido) AP 3.2 (o processo está implementado).
CMMI (Capability Maturity Model Integration)
É um modelo de referência que contém práticas Genéricas ou Específicas necessárias à maturidade em disciplinas específicas.
CMMI é uma evolução do CMM e procura estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativo, integrando diferentes modelos e disciplinas.
A versão atual do CMMI (versão 1.2) apresenta dois modelos: CMMI for Development (CMMI-DEV) publicada em agosto de 2006. Dirige-se ao processo de desenvolvimento de produtos e serviços.
CMMI for Acquisition (CMMI-ACQ) publicada em novembro de 2007. Dirige-se aos processos de aquisição e terceirização de bens e serviços.
|No Brasil Criamos o Programa de Aceleração CMMi-3, que é o passaporte para a exportação de software e estamos subsidiando o custo dessa certificação em até 60%, além de criarmos um processo de aceleração