Mps.br x spice
Existe alguns modelos de produção,mas o que mais causal polemicas é;
A Forma Distribuida ,que divide tarefas entre programadores,avaliadores e gerencia ,tudo isso com uma distancia considerável que dificulta a comunicação ou até mesmo o andamento do projeto.Mas porque dessa distancia? Como a mão-de-obra nesse mercado ainda esta crescendo,há poucos profissionais qualificados ,muitas empresas optam por esse recurso de recrutar profissionais de diferentes áreas e distribuem tarefas ,mas cada um na sua cidade ou pais.
Existe também a Forma Centralizada , que cogita trazer profissionais qualificados para um centro comum e distribuir suas tarefas ,mas porque o mistério da centralização? O gasto com passagem,moradia ou hospedagem e alimentação são gritantes para uma empresa.
Por isso o Projeto de Desenvolvimento Distribuído de Software(DDS) esta em discussão ,pois obviamente ,distribuir tarefas entre profissionais qualificados sem ter que trazê-los para um centro é muito mais econômico aos cofres da empresa ,mas o grande desafio dessa distribuição e coordenar a disciplina de cada envolvido no projeto a distancia .A dificuldade de implementar,executar e monitorar projetos em ambientes remotos (DDS) deve-se a fatores não-técnicos tais como,fatores sociais ,cultura de cada projetista ,comportamento ,psicológico ,lingüística , política, fatores técnicos (gerência de projeto ,processo de desenvolvimento de software,complexidade e tamanho de projeto,tecnológico e infra-estrutura