Mpct
O aluno ao ingressar no ensino superior irá perceber que a exigência será maior quanto aos estudos anteriores, sua postura acadêmica deverá mudar radicalmente.
Em primeiro lugar, deve haver a conscientização que os resultados acadêmicos dependerão apenas do esforço pessoal. O ensino superior irá exigir do estudante uma postura de auto-atividade didática critica e rigorosa.
Em segundo lugar, deve haver a participação ativa do aluno em um trabalho individualizado com o auxílio de instrumentos. Este material serve para o estudo pessoal e complementa o estudo em sala de aula. A universidade deixa a disposição do aluno o material de trabalho especifico á sua área, cabe ao aluno explorá-lo adequadamente.
1. OS INSTRUMENTOS DE TRABALHO
Na universidade o aluno terá atividades práticas, de laboratório ou de campo. Antes das atividades praticas o aluno terá o teórico, o qual responde fundamentalmente o ensino superior. O ensino teórico é adquirido em sala de aula, entretanto, para a complementação o aluno deverá dispor de instrumentos de trabalho que são fundamentalmente bibliográficos.
Ao entrar na universidade, o aluno precisa começar a formar sua biblioteca pessoal, adquirindo os livros para o desenvolvimento de seu estudo. O estudante precisa munir-se de textos básicos para o estudo, e à medida que o curso for avançando, deve adquirir os textos monográficos e especializados referentes á matéria.
Os textos básicos são necessários no momento de iniciação para complementar as exposições dos professores em classe, para fornecer o primeiro instrumento de trabalho. O uso inteligente desses textos auxiliares não prejudicara a qualificação do ensino.
Entre os instrumentos de trabalho o aluno precisa dar ênfase às revistas especializadas, as quais mantêm atualizadas as informações sobre as pesquisas, informações bibliográficas e de dados sobre a vida cientifica e cultural.
Outros instrumentos de trabalho poucos